Póngase en contacto

Correo electrónico

info@sumamos.org

Empoderamento da Menina e da Mulher Amazônica (ENMA)

Com o apoio do SUMAMOS+ desde agosto de 2022, a ENMA implementou dois projetos: “Selvita Aprende”, concluído na primeira rodada, “Selvita Educa”, implementado na segunda rodada, e “Selvita em Ação” após a organização ser selecionada para uma terceira fase de financiamento.

Projeto Selvita Aprende: Este projeto trabalhou com adolescentes na comunidade indígena de San Joaquín de Omaguas para prevenir a gravidez na adolescência através da realização de oficinas de sensibilização sobre saúde sexual e reprodutiva integral e liderança, com a participação de 45 adolescentes e 20 pais capacitados em estratégias para apoiar o desenvolvimento integral de seus filhos. Como resultado deste projeto, foi lançado o aplicativo móvel Selvita Aprende com o objetivo de oferecer informações confiáveis sobre temas de crescimento pessoal, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e educação sexual integral para meninas, meninos e adolescentes de forma amigável, dinâmica e atraente para seus usuários.

Projeto Selvita Educa: Este projeto buscou facilitar o acesso a serviços de saúde e promover os direitos sexuais e reprodutivos entre jovens da comunidade de San Joaquín de Omaguas através de oficinas sobre direitos humanos e habilidades sociais que lhes permitam se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.

Selvita em Ação: Na terceira rodada, a ENMA está implementando um novo projeto com o objetivo de promover os direitos das crianças e adolescentes e combater a violência de gênero (VG) na região de Loreto. As atividades do projeto se concentram em sensibilizar a população de Loreto sobre a situação atual dos direitos das crianças, da VG e as rotas de atendimento às vítimas, assim como em fortalecer as capacidades dos funcionários públicos e das organizações da sociedade civil para apoiar as vítimas de violência sexual e de gênero. Como resultado, a ENMA está aumentando a conscientização entre a população sobre a situação da VG e da violência sexual, fornecendo informações às vítimas para que recebam a assistência necessária das agências governamentais e melhorando a capacidade do estado para responder aos casos de violência através da capacitação e da maior coordenação interinstitucional.

Contato